Tuesday, November 07, 2006

Guimarães Jazz 2006: um cartaz "feliz"

Wayner Shorter, “lenda vivda” no mundo do jazz dá as boas-vindas a mais uma edição do Guimarães Jazz. Dia 8 de Novembro, o saxofonista e compositor, que pisa diariamente a passadeira vermelha do jazz abre o “certame” que só terminará no dia 18 do mesmo mês. Shorter já trabalhou com Art Blakey, com o quinteto maravilha de Miles Davis e ainda com os Weather Report, o super-grupo de fusion. Mas ainda há mais! É só ir até ao fecho do Guimarães Jazz, e ver Charlie Haden a tocar com a Liberation Music Orchestra e Carla Bley.
De facto, desde 1992 que a organização deste evento se tem aprumado para a realização de um dos maiores festivais de Jazz no panorama nacional e a edição de 2006 não é excepção. Para além dos nomes já citados, ainda há uma série de argumentos de peso que fazem deste Guimarães Jazz uma receita de sucesso. Marc Copland Trio & Tim Hagans, Abdullah Ibrahim’s Trio, Andrew Hill 4tet são alguns dos nomes convidados para a 15ª edição do evento, que terá lugar no Centro Cultural Vila Flor (CCVF).
De salientar que, para além dos 10 concertos, o programa inclui também, como actividades paralelas, Oficinas de Jazz. Alexis Quadrado (contrabaixo), Mark Ferber (bateria), Brad Shepik (guitarra) e John Ellis (saxofone) são os músicos convidados para orientar as ditas oficinas que durante 10 dias se realizarão no CCVF e participar nas já tradicionais “jam-sessions” na Convívio-Associação Cultural. Sem dúvida uma troca de experiência entre aqueles que começam uma carreira no mundo de Jazz e os já veteranos nestas andanças.
Um certame recheado de surpresas que se perspectiva como o “melhor de sempre”, salienta José Bastos, administrador do Centro Cultural de Vila Flor. O programador do festival, Ivo Martins, em conferência de imprensa, acentua um resultado “feliz”.