Monday, June 04, 2007

Marchas Populares regressam a Lisboa

Sexta-feira, a cidade de Lisboa vai se “invadida” por Fados, Arraias e Marchas Populares.

Entre Junho e Setembro, a capital vai ser animada pelos 75 anos de Marchas Populares e com a especial participação de um agrupamento espanhol e outro brasileiro. Daniela Mercury será a madrinha deste desfile.
A 75ª edição destas famosas marchas, terá início no Pavilhão Atlântico, permanecendo lá os primeiros três dias de Junho. O ponto alto da festa terá lugar, no dia 12, quando a Avenida for fechada ao trânsito e aí desfilarem os marchantes de 22 bairros lisboetas.
A novidade será a participação de um agrupamento brasileiro oriundo de Salvador da Baia, apadrinhado por Daniela Mercury, e um agrupamento das festas valencianas de Castellón de la Plata.
A tradicional música portuguesa também não vai faltar. De 8 a 30 de Junho irão actuar os nomes sonantes do fado e da música portuguesa em geral. Pedro Moutinho, Beatriz da Conceição, Ana Moura, Teresa Salgueiro e Luís Represas, não podiam deixar de estar presentes.Realizar-se-ão em frente à ribeirinha da cidade vários espectáculos, onde se destacam em Julho o concerto de Rodrigo Leão e Cinema Ensemble, e em Setembro a Orquestra Chinesa com Rui Veloso, Rão Kyao, Kátia Guerreiro e Pedro Jóia, e ainda Xutos & Pontapés com uma "big band" ainda a definir.
O Castelo de S. Jorge dará lugar à primeira edição do projecto Lisboa Lírica, onde, no espaço exterior, irá receber várias peças de ópera, como Madame Butterfly e Noite Rossini. O continente africano será representado pela terceira edição do África Festival, cujo programa crescerá em 2007 para o cinema S. Jorge, permitindo ter, para além dos concertos na Torre de Belém, uma vertente musical em sala e um ciclo de cinema. Nestes dias, os lisboetas podem estar certos que não terão sossego.