“ANOS 80: UMA TOPOLOGIA”
O Museu de Arte Contemporânea de Serralves inaugurou, no passado dia 10 de Novembro, a exposição “ANOS 80: UMA TOPOLOGIA” que deverá permanecer até 25 de Março do próximo ano. Sendo uma das maiores exposições apresentadas em Serralves, integra cerca de 250 obras de referência de 73 artistas de todo o mundo.
Esta mostra traduz o esforço de compreender uma década marcada por diversas mutações ao nível social, político e cultural das quais somos inevitável produto.
Ao nível artístico este período observa um certo cepticismo confrontado aos anos que se lhe antecedem, daí que, como resposta evoque lugares de incerteza, de ambivalências simultâneas, de possibilidades ilusórias. Esta exposição reflecte, portanto, diferentes ângulos e perspectivas que assumem como paradigma imagens não-artísticas, incertezas espaciais e somáticas que se vergam aos não-lugares, às fragmentações e mutações.Estes trabalhos enfatizam a necessidade de rever a obra de arte como lugar de transformação (escultura/linguagem, nome/imagem, padrão/escrita, arquitectura/escultura, pintura/fotografia).Anos 80: Uma Topologia constitui-se a partir de núcleos geográficos (ex: Düsseldorf, Colónia, Áustria/Países de Leste, Bélgica/Holanda, França, Grã-Bretanha, Península Ibérica, América do Sul, Nova Iorque, Los Angeles, Vancouver, artistas isolados), uma visão extensa de um período marcado pela perda do sentido de lugar ou pertença, de luta pela liberdade pessoal . A não perder.