Monday, June 04, 2007

Marchas Populares regressam a Lisboa

Sexta-feira, a cidade de Lisboa vai se “invadida” por Fados, Arraias e Marchas Populares.

Entre Junho e Setembro, a capital vai ser animada pelos 75 anos de Marchas Populares e com a especial participação de um agrupamento espanhol e outro brasileiro. Daniela Mercury será a madrinha deste desfile.
A 75ª edição destas famosas marchas, terá início no Pavilhão Atlântico, permanecendo lá os primeiros três dias de Junho. O ponto alto da festa terá lugar, no dia 12, quando a Avenida for fechada ao trânsito e aí desfilarem os marchantes de 22 bairros lisboetas.
A novidade será a participação de um agrupamento brasileiro oriundo de Salvador da Baia, apadrinhado por Daniela Mercury, e um agrupamento das festas valencianas de Castellón de la Plata.
A tradicional música portuguesa também não vai faltar. De 8 a 30 de Junho irão actuar os nomes sonantes do fado e da música portuguesa em geral. Pedro Moutinho, Beatriz da Conceição, Ana Moura, Teresa Salgueiro e Luís Represas, não podiam deixar de estar presentes.Realizar-se-ão em frente à ribeirinha da cidade vários espectáculos, onde se destacam em Julho o concerto de Rodrigo Leão e Cinema Ensemble, e em Setembro a Orquestra Chinesa com Rui Veloso, Rão Kyao, Kátia Guerreiro e Pedro Jóia, e ainda Xutos & Pontapés com uma "big band" ainda a definir.
O Castelo de S. Jorge dará lugar à primeira edição do projecto Lisboa Lírica, onde, no espaço exterior, irá receber várias peças de ópera, como Madame Butterfly e Noite Rossini. O continente africano será representado pela terceira edição do África Festival, cujo programa crescerá em 2007 para o cinema S. Jorge, permitindo ter, para além dos concertos na Torre de Belém, uma vertente musical em sala e um ciclo de cinema. Nestes dias, os lisboetas podem estar certos que não terão sossego.

Música Brasileira em Portugal

Gilberto Gil, Gal Costa e Caeteno Veloso, três “tropicalistas” e o grupo “Os Mutantes” do movimento brasileiro “Tropicália” actuam este ano em Portugal, que permitirá a todos os portugueses verem subir ao palco os nomes mais sonantes da música popular moderna brasileira.
A abrir esta série de espectáculos, na próxima quarta-feira, dia 13 e Junho o palco do coliseu do porto vai ser pisado por Gal Costa, com uma actuação denominada «Voz e Violão». A cantora brasileira dará sete concertos em Lisboa, Figueira da Foz, Braga, Porto, Praia da Rocha, Vilamoura e Praia da Vitória, Açores.
O Ministro da cultura do Brasil e cantor, Gilberto Gil, actua dia 6 de Julho em Aveiro. O seu espectáculo vai ser memorável, pois conta com a participação da fadista portuguesa Mariza, a Orquestra Filarmonia das Beiras e o músico e produtor Jacques Morelenbaum.
Cataeno Veloso também não podia faltar a este belo conjunto de espectáculos. Nos coliseus do Porto e Lisboa vai apresentar o seu álbum “Cê”, com quatro concertos surpreendentes.
Os Mutantes vão ser uma estreia em Portugal. Actuam dia 20 de Julho no primeiro festival Delta Tejo, em Lisboa. Sérgio Dias e Arnaldo Baptista constituem o histórico grupo rock brasileiro, um grupo experimentalista e psicadélico, formado nos anos 60.
Tropicália ou Tropicalismo, foi um movimento musical de ruptura no Brasil numa época de manifestações estudantis, greves gerais e de luta contra o poder político da época. Tom Zé, Nara Leão e o maestro Rogério Duprat fazem, igualmente parte deste movimento.
Do cardápio de concertos de música brasileira em Portugal durante os próximos meses destaca-se ainda o regresso de Maria Bethânia, em Julho, a Lisboa, Porto e Figueira da Foz, com o espectáculo "Dentro do mar tem rio".
Fernanda Abreu apresenta-se no dia 07 de Junho no Teatro Tivoli, em Lisboa e Ney Matogrosso revela o espectáculo "Canto em qualquer canto" também este mês em Lisboa, Porto e Faro.
Além dos Mutantes, o Festival Delta Tejo contará com as presenças de Bebel Gilberto, Daniel Mercury, Carlinhos Brown, Papas na Língua, Olodum, Marcos Sacramento e DJ Marcelinho.Vanessa da Mata, que edita este mês o álbum "sim", com a participação de Ben Harper, passará pelo Sudoeste a 04 de Agosto. Os Bonde do Rolé, uma das bandas sensação do Brasil, na senda das Cansei de Ser Sexy, também estão agendados para este festival alentejano.

«Vôo Nocturno» de Jorge Palma



No dia 2 de Julho, Jorge Palma lança um novo disco. Ao fim de três anos, o cantor volta a fechar-se em estúdio, junta todas as letras que compôs neste tempo e prepara um novo disco.
Dez das doze canções que constituem «Voo Nocturno» são da autoria do próprio cantor. Uma é letra de Carlos Tê e outra é uma adaptação dum texto de Samuel Beckett por João Lagarto. O tema escolhido para primeiro single foi «Encosta-te a mim».

"Palacete da Granja"

História da Casa da Cultura de Paredes

Um protocolo assinado, no início dos anos 90, com a Santa Casa da Misericórdia, permitiu que a Câmara Municipal de Paredes recupera-se o edifício situado no centro da cidade e o transformasse, posteriormente, na Casa da Cultura. Segundo este projecto, o edifício passou, então, a ser utilizado para actividades culturais e recreativas.
No início dos anos 40, um português regressado do Brasil, Joaquim Bernardo Mendes recebe o título de Visconde de Paredes. Ao assumir este estatuto, decide construir o magnifico palacete, com fachadas revestidas de azulejos amarelos e grandes portas e janelas. Uma construção influenciada pela estadia do Visconde no Brasil. Importante é, também, salientar o grandioso jardim que rodeia a casa, que a embeleza e a torna mais “verde”, mesmo no centro da cidade.
Com a morte de Bernardo Mendes, a sua Família decide, em meados dos anos 40, alugar o palacete à Câmara Municipal, passando a funcionar aqui os paços do Concelho.
Mais tarde, nos anos 60, a Casa foi novamente vendida ao comendador Abílio Seabra, que de seguida o ofereceu à Irmandade da Misericórdia de Paredes. A partir daqui, passou a funcionar, por algum tempo, como estabelecimento de ensino. Mas em pouco tempo e por falta de condições, esta actividade encerrou.
O edifício ficou abandonado por alguns anos e entrou em degradação. Só nos anos 90, a Câmara Municipal tomou consciência das potencialidades do palacete e passou à remodelação do mesmo.
Hoje em dia, é um local de destaque em Paredes, onde se realizam importantes actividades para o desenvolvimento cultural da cidade.

Sunday, June 03, 2007

Festival Oeiras Alive

O Festival Oeiras Alive pretende introduzir um novo conceito no circuito dos festivais de Verão. Ao palco montado no Passeio Marítimo de Oeiras irão subir bandas nacionais e internacionais, tais como Pearl Jam, Smashing Pumpinks, Beastie Boys, Da Weasel e Linkin Park.
O concerto associado à arte é o novo conceito que este festival pretende introduzir, associando a música, que por si só já é uma arte, às artes plásticas, à pintura e a outras formas de arte.
Para além dos palcos Optimus e Sagres mini, existirá também um palco que será uma “instalação de arte”, feito em materiais recicláveis, que se denominará por Espaço Optimus ReciclArte.
No primeiro dia, 8 de Junho, as atenções vão para os norte-americanos Pearl Jam, onde recaem as maiores expectativas. No mesmo dia, sobem ao palco principal os portugueses Blasted Mechanism.
O dia 9, segundo dia do festival, será preenchido por White Stripes e Smashing Pumpkins, Dapunksportif, Plastica, Capitão Fantasma, The Dead 60's, The Go!Team e Dezperados.
No encerramento do festival, poderá assistir-se às actuações de Sam The Kid, Matisyahu, Da Weasel, Beastie Boys, Nigga Poison, The Vicious Five, Wraygunn, The International Noise Conspiracy e Buraka Som Sistema.
As 27 bandas vão ser repartidas pelos três dias e quem quiser assistir terá de se apressar, já que os bilhetes estão praticamente esgotados. Importante é também dizer, que o preço do bilhete diário é de 45€ e do bilhete geral é de 90€.

Friday, June 01, 2007

Serralves em Festa


Entre as 08h de Sábado (2 de Junho) e as 24h de Domingo (3 de Junho) o Parque, o Museu, o Auditório e a Casa de Serralves apresentam aqule que é considerado o maior festival de expressão artística contemporânea em Portugal.
A Fundação Serralves festeja o seu aniversário com mais um fim-de-semana de festa non-stop. "Serralves em Festa vai já na 4º edição e oferece, este ano, mais de 72 actividades que compreendem música, teatro, malabarismo, poesia, DJ's, cinema, vídeo, fotografia, performances visitas orientadas e oficínas em família.
A nível musical destacam-se os nomes "Marisco Fresco", Jonh Butcher, Ben Neil e Mimi Goese. O Teatro marca presença com a actuação do Teatro de Ferro, proposto pelo Festival Internacional de Marionetas, “Lembranças”, proposto pela Culturgest e “Compost Mentis” dos britânicos Whalley Range Allstars.
Este ano, a organização apresenta novidades, nomeadamente a apresentação de actividades fora do museu, como a animação das ruas na baixa do Porto. Há também uma parceria com a STCP e com o metro do Porto para facilitar a deslocação a Serralves usando transportes públicos.
A entrada é livre.

Para mais informações visite o site http://www.serralvesemfesta.com/