Monday, July 23, 2007

Gulbenkian apresenta “50 anos de Arte Portuguesa”


Paula Régio, Júlio Tomar e Helena Almeida são alguns dos nomes presentes na Fundação Calouste Gulbenkian na exposição denominada por “50 anos de Arte Portuguesa”. Esta apresentação dá a conhecer obras de colecção e, ao mesmo tempo, a documentação do processo criativo dos autores. A exposição poderá ser visitada até 9 de Setembro.
Neste espaço, são retratadas obras de vários artistas que foram bolseiros desta instituição, entre eles, encontramos Paula Régio. As suas pinturas sobre contos portugueses e os estudos que fez sobre os contos populares europeus foram os pontos determinantes da carreira da artista e são aqui expostos.
Na exposição, podemos também encontrar expressões artísticas de Rui Sanches e da jovem Rita Sobral Campos, que integram a fundação há menos tempo.
Também o Bar do Museu sofreu algumas remodelações. As suas paredes foram decoradas com quadros de Júlio Pomar e Júlio Resende, entre outros. Estas peças foram encomendadas para o museu nos anos 60, mas entretanto tinham sido retiradas.